Avaliação da Linguagem Oral nas Crianças que frequentam a educação pré-escolar

Foi concluído no dia 15 de junho, o projeto integrado no Plano Anual de Atividades - "Avaliação da Linguagem Oral das crianças que frequentam a educação pré-escolar".

Esta iniciativa levada a efeito pelo Departamento da Educação Especial, em coordenação com o Departamento da Educação Pré-Escolar, teve ainda o apoio dos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento e do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).

A terapeuta de Fala, Dr.ª Luísa Fonseca, representante do Centro de Recursos para a Inclusão, proferiu uma palestra sobre a importâcia da linguagem oral, formas de avaliação e de intervenção, chamando a atenção para a sua importância no processo de aprendizagem da leitura e escrita.

Estiveram presentes cerca de 40 pessoas pertencentes aos mais diversos setores do Agrupamento.

Este trabalho envolveu todos os grupos da educação pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Monção, tendo-se avaliado 93 crianças, numa tarefa exigende desde a planificação, à aplicação dos testes e análise dos resultados. Gastaram-se mais de 200 horas nesta iniciativa inovadora, que constitui um exemplo de boas-práticas e que dará concerteza, bons resultados no futuro.

O trabalho irá ter a sua continuidade com o Departamento do 1.º ciclo do ensino básico.

A todos os intervenientes o Departamento da Educação Especial agradece o empenho e a generosidade na ação.

Ano Letivo: