Por helena nogueira | Qua, 2016-12-14 14:36

Vivemos, hoje, numa sociedade que coloca "o consumidor à disposição da produção", levando-o a consumir de forma irrefletida e em quantidades superiores às suas necessidades.

É importante sensibilizar as estruturas etárias mais jovens para as consequências que o consumismo acarreta  para toda a população.

A época de Natal é mais um exemplo das "compras desenfreadas" desta nova lógica do comércio. Valoriza-se mais o ter do que o ser e o estar. Ou seja, dá-se mais valor aos presentes do que ao convívio familiar.

Os alunos do 10ºC - Economia, associaram os conteúdos programáticos à época natalícia que se aproxima e desenvolveram algumas reflexões sobre o tema: " O Natal e o Consumismo".

Partilhamos, uma das reflexões da turma:

"O Natal não só se associa à alegria e amor, como também ao consumo, que, por vezes, é feito em quantidades excessivas. Com a chegada da época natalícia, a televisão é inundada por anúncios publicitários que levam os consumidores a adquirir todo o tipo de bens que são produzidos em maior quantidade motivados pela moda, publicidade e tradição. À medida que o tempo vai avançando e o salário aumentando, a inovação tecnológica vai acompanhando esse crescimento, o que provoca nas crianças o desejo de adquirirem presentes mais modernos, muitas vezes mais caros. 

Por estas razões achamos que, nesta época de Natal é importante voltar a dar valor à família e à solidariedade e tentar por o consumo inconsciente em último lugar."