Por Magalhães | Qui, 2023-03-16 08:48
l

A Semana da Leitura é uma iniciativa anual do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, na qual são desenvolvidas várias atividades que se destinam a celebrar e incentivar o prazer de ler.

A primeira edição ocorreu em 2007.

O nosso Agrupamento registou a sua presença em todas as edições.

A Semana da Leitura 2023 aconteceu entre os dias 6 e 10 de março. Nestes dias, realizaram-se um conjunto variado de atividades, nos diferentes espaços das escolas do nosso agrupamento, que envolveram, como habitualmente, todos os departamentos curriculares em articulação com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.

De sublinhar o encontro com os escritores Nuno Caravela e Valter Hugo Mãe e as “Conversas Palacianas”, com Odete Barra. Disponibilizamos as exposições: o Tempo da Língua, do Instituto Camões; “Mulheres nos Prémios Nobel”, da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres; Eça de Queirós, do Instituto Camões; “Os Direitos Humanos”, do Youth for Human Rights International; “As Artes entre as Letras”; “Olhar o Agrupamento 2016/2022”.

Realizaram-se Leituras em Inglês, pela professora Sílvia Gomes, e Leituras na Biblioteca por docentes e pelos professores bibliotecários. Contamos com a contribuição dos encarregados de educação na realização de trabalhos que foram expostos. Como é habitual, é de salientar a participação, sempre apreciada e de grande qualidade, dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito de algumas disciplinas. Por fim, foi feita a entrega de prémios dos vários concursos, em todas as bibliotecas do agrupamento.

Esta Semana não seria possível sem o envolvimento e empenho dos professores, assistentes operacionais e, claro, dos alunos que, sistematicamente, ao longo destes anos, cooperam no desenvolvimento deste projeto anual.

Uma palavra de reconhecimento à Biblioteca Municipal por ser nossa parceira há tantos anos, proporcionando-nos autores/ilustradores/contadores de histórias, sempre diferentes e de grande qualidade.

Finalmente, apreciamos a recetividade da direção e das diferentes coordenações dada a este projeto, compreendendo a importância do trabalho das bibliotecas escolares.

É desejo dos professores bibliotecários que o programa desenvolvido durante esta semana contribua para o reconhecimento dos benefícios em cultivar o hábito da leitura, sendo que, como dizia Monteiro Lobato “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”.

Os Professores Bibliotecários

Maria de Deus Gonçalves

Fernando Magalhães

 

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

slsl

sl