Por marcoept | Seg, 2021-11-22 12:14

No dia 19 de novembro de 2021, a turma G do 6ºano da Escola Básica do Vale do Mouro realizou uma visita de estudo ao Museu Monção e Memórias e ao Palácio da Brejoeira, em Monção. Os alunos foram acompanhados pela professora Paula Pereira, docente Paula Pereira e pela assistente operacional, Lúcia Caldas.

[[{"fid":"4415","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"3":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"3"}}]]

O espaço museológico retrata a história da gente e do território, albergando o viver e o sentir do povo Monçanense, ao longo dos séculos. Disponibiliza meios interativos, maquete, fotografias e vídeos e dá relevância a “Monção no Feminino”, uma área onde se destaca o papel da mulher na criação e desenvolvimento do município. No espaço exterior, pode-se apreciar uma obra de arte da autoria de Bordalo II, a mítica Coca, dragão do imaginário monçanense, feita a partir de objetos reciclados.

[[{"fid":"4416","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"2":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"2"}}]]

O Palácio da Brejoeira é uma grandiosa construção em estilo neoclássico, no início do século XIX. É um conjunto notável: Palácio, bosque, jardins, vinhas e adega que seduz e encanta pela harmonia que dele emana.

Esta visita de estudo estreitou laços entre alunos, promoveu momentos de agradável convívio entre os meninos e os adultos acompanhantes, para além de contribuir para o enriquecimento cultural de todos os visitantes! Todos adoraram! O nosso muito obrigada ao Município pela cedência do transporte. Bem haja!

 

Prof. Paula Pereira