Por marcoept | Seg, 2022-06-13 16:18

Disciplina de Comunicação

 “Arte, cultura e educação preservam o património, resgatam a história e perpetuam valores.”

Gislaine Nascimento da Silva Perez

 “As nossas raízes, cultura, memória e história são fatores fundamentais de preservação, para que não se cometa os mesmos erros do passado.”

Cassia Guimarães

 No mundo atual, em constante mudança, por vezes desconcertante, pela força das novas tecnologias, é cada vez mais importante sensibilizar as novas gerações para a importância de preservar e difundir modos de viver, costumes que herdamos do passado que enriquecem as nossas vidas, perpetuam a identidade e contribuem para a coesão de um povo.

 Tendo o concelho de Monção um património imaterial riquíssimo para oferecer, os alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Comunicação,  com a colaboração das disciplinas de TIC, Educação Visual e Educação Física, elaboraram trabalhos de pesquisa, em que incluíram vídeos, áudios, entrevistas e textos variados sobre as paisagens, monumentos, gastronomia, tradições ancestrais, lendas que traduzem o valor histórico, a criatividade, o espírito de união e respeito pelos valores comuns.

Este trabalho teve como principal objetivo promover o conhecimento e a valorização do respetivo património imaterial de Monção, possibilitando a interação dos jovens com os elementos da comunidade que detêm uma importância decisiva na transmissão desse património. Além disso, permitiu que os alunos recuperassem e praticassem, inclusive jogos tradicionais para muitos deles desconhecidos.

 Procurar saber mais sobre os costumes, as lendas, as histórias e a rica gastronomia das terras monçanenses foi uma experiência extremamente enriquecedora e desafiante para os estudantes que tiveram a oportunidade de assumir o papel de jornalistas. Todos, das gentes mais simples e genuínas às mais ilustres, os receberam com cortesia e tiveram a amabilidade de partilhar na primeira pessoa as suas histórias, experiências e valiosos conhecimentos saciando a curiosidade dos jovens entrevistadores e contribuindo para um aprofundamento do valioso património de Monção.

O produto final das pesquisas efetuadas pelos discentes resultou na elaboração de livros digitais que se encontram aqui publicados. Poder-se-á dizer que o propósito do trabalho foi plenamente alcançado: cada um aprendeu que o Património Cultural Imaterial é um bem demasiado precioso para se perder e que é preciso preservá-lo, reavivá-lo e elevá-lo para ser conhecido e reconhecido não apenas pelos monçanenses, mas por todos os portugueses.

As professoras de Comunicação