Por marcoept | Seg, 2022-11-07 10:33

S-INR/GID/19492/2022

 

Exmos. Senhores,

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), tem o prazer de informar V. Ex.as que já abriu a 19.ª edição do Concurso “Escola Alerta!”, para o ano letivo 2022/2023. Neste âmbito, o INR, I.P., convida todos/as os/as alunos/as a participar neste Concurso com ideias e projetos para mais e melhor inclusão na Escola. É uma oportunidade para o desenvolvimento de competências de cidadania ativa nos alunos/as do ensino básico, podendo estes/as associar-se quer ao Pré-Escolar quer ao Ensino Secundário, ao mesmo tempo que contribuem para uma maior igualdade de oportunidades na nossa sociedade, propondo iniciativas que melhorem a participação e a autonomia das pessoas com deficiência nas mais diversas áreas da vida.

É muito importante a cooperação de professores de diversas disciplinas, comunidade educativa e local. 2022 é o Ano Europeu da Juventude, “pondo em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor — mais ecológico, mais inclusivo e digital”.

Com muitas oportunidades para os jovens aprenderem e partilharem a sua visão, encontrarem pessoas e participarem em atividades em toda a Europa, “o Ano Europeu da Juventude é o momento de avançar com confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia”.

É neste contexto que propomos às crianças e aos jovens que participem no concurso “Escola Alerta! 2022/2023”, melhorando as suas escolas e a comunidade envolvente no sentido de uma plena inclusão de todos e, em particular, das pessoas com deficiência.

O regulamento, os Critérios de Apreciação e Seleção das Candidaturas e outra documentação de apoio, estão disponíveis na página do Concurso “Escola Alerta!” (https://www.inr.pt/escola-alerta), no sítio web do INR, I.P. (https://www.inr.pt/inicio).

O concurso "Escola Alerta!" está incluído, desde a sua origem, no projeto da Educação Inclusiva, através do qual se pretende que todos/as estudantes desenvolvam e participem ativamente em projetos que promovam a construção de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da Democracia, do respeito pela diversidade e pela defesa dos direitos humanos.

A cooperação de V.as Ex.ª.s na divulgação, através dos canais que tenha à disposição, bem como no envolvimento e participação das escolas e respetivos/as alunos/as neste Concurso, é um contributo essencial para a plena inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade e para os Direitos Humanos.

Agradecendo desde já toda a atenção dispensada, inteiramente disponíveis para prestar o esclarecimento e o apoio que entendam necessário, enviamos os nossos melhores cumprimentos,
 

Atentamente,

O Presidente
Humberto Santos