Por Magalhães | Qua, 2022-03-09 14:31

O  mês  de  março  é  pródigo  em  efemérides.  A  BECRE  destaca  duas  delas,  o  Dia

Internacional da Mulher e o Dia Mundial da Poesia.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Em 1910, a criação de um dia das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, uma feminista alemã, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente este dia, durante o Ano Internacional da Mulher. Dois anos mais tarde, em 1977, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que proclamava o Dia das Nações Unidas pelos Direitos das Mulheres e da Paz Internacional.

As mulheres continuam a ser desvalorizadas, algo que se traduz, entre outras coisas, nos seus salários: de acordo com a ONU Mulheres, atualmente, as mulheres continuam a ganhar menos 23% que os homens. Mais graves ainda são os números relativos à violência sexual contra as mulheres:

1 em cada 3 mulheres já sofreu algum tipo de violência física ou sexual; e mais de 200 milhões de mulheres e raparigas foram vítimas da mutilação genital.

É ainda preocupante apercebermo-nos de que, todos os anos, 12 milhões de raparigas são forçadas a casar-se antes dos 18 anos — o que significa 23 raparigas por minuto, uma a cada 3 segundos.

Apesar de todos os avanços relativos aos direitos das mulheres, nenhum país atingiu a igualdade plena entre homens e mulheres e enquanto isso não acontecer a celebração desta data continua a fazer sentido.

O Dia Mundial da Poesia, que se comemora a 21 de março, foi criado em 1999 durante a 30ª sessão anual da Unesco, em Paris.

Um dos principais objetivos da data é apoiar a diversidade linguística por meio da expressão poética e oferecer às línguas sob risco de extinção a oportunidade de serem ouvidas nas suas comunidades.

A data também quer incentivar a leitura, a escrita e o ensino da poesia promovendo um diálogo cultural com a dança, as artes dramáticas e a pintura.

Uma forte aliada do entendimento entre os povos. Uma impulsora da paz e do diálogo foi assim que a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, definiu a poesia.

Segundo a Unesco, os versos reafirmam a humanidade e mostram que pessoas em todas as partes do mundo têm os mesmos anseios, compartilham dos mesmos sentimentos e questões.

Assim, a BECRE associa as duas efemérides, divulgando em simultâneo algumas poetisas portuguesas mais e menos conhecidas dos leitores.