Por franciscoalves… | Seg, 2018-12-03 22:44

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

A comemoração deste dia procura também elevar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

A cada ano o tema deste dia é fundamentado no objetivo do exercício integral dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das Pessoas com Deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982. Neste quadro, é muito importante informar e sensibilizar a favor da não discriminação das pessoas com deficiências ou incapacidades, bem como da sua inclusão e participação.

Sendo o meio escolar o espaço privilegiado para promover a construção de uma sociedade mais igualitária e solidária, através do Departamento de Educação Especial foi lançado este ano o concurso “MAIS INCLUSÃO” 2018/2019, visando sensibilizar as crianças e alunos do AEM para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em especial os direitos das pessoas com deficiência.

Divulgamos, em anexo, alguns trabalhos elaborados nas escolas do AEM.

Deixamos uma nota de agradecimento a todos os particpantes.