Por mdeusgoncalves | Qua, 2022-03-02 15:47

Imaginemos como seria se cada escola deste país oferecesse aos alunos e alunas um momento diário para fechar os olhos, pausar, respirar lentamente e sentir o corpo, acalmando mente e emoções!

 Imaginemos como teríamos todos a ganhar se cada ser humano parasse mais vezes para olhar para si próprio, procurando conhecer-se melhor!

Uma boa prática resulta de uma ideia inovadora que vem dar resposta a uma necessidade.  Como todos sabemos, os nossos alunos confrontam-se com um elevado grau de ansiedade, facto que diminui a concentração, prejudica a aprendizagem e o relacionamento, tanto intrapessoal como interpessoal. Visando minimizar esta problemática, a Biblioteca Escolar integrou, no seu plano anual de trabalho, uma atividade de aplicação contínua ao longo do ano letivo,  denominada “Mais Consciência na Educação”, numa parceria com a equipa responsável pelo projeto “Promoção e Educação para a Saúde” e com o Serviço de Psicologia e Orientação.

O nosso principal objetivo é sensibilizar para um estilo de vida saudável, a nível físico, emocional e mental. Tentamos dotar os nossos alunos de ferramentas que os ajudem a cultivar e a manter a serenidade nas mais diversas situações. Uma mente calma conjugada com um corpo saudável e emoções controladas são componentes indispensáveis ao sucesso no processo de aprendizagem. 

É essencial que cada ser humano aprenda o domínio do  corpo, dos  pensamentos e das emoções, conhecendo-se melhor, respeitando-se mais  e interagindo em equilíbrio com o outro. Neste sentido, esperamos contribuir para o desenvolvimento de competências e de valores que capacitem os alunos para tomar decisões adequadas ao seu crescimento pessoal e integração social.

Esperamos, até ao final do ano letivo, desenvolver sessões com algumas turmas do secundário. Continuamos, regularmente, com o pré-escolar e com o 1º ciclo. Deixamos aqui um pequeno filme que resume a dinâmica desta atividade.