Por mdeusgoncalves | Seg, 2022-06-27 17:16

É de suma importância que o ensino e a aprendizagem se pautem por métodos de trabalho cooperativo em torno de projetos que promovam a reflexão em ação.

Assim, no dia 24 de junho, a Biblioteca Escolar foi parte colaboradora num projeto de Domínio da Autonomia Curricular, envolvendo as turmas do 1ºano das escolas da Vila, Mazedo e Tangil. Docentes e alunos saíram de viagem rumo às terras altas de Tangil, para viverem momentos de liberdade, alegria e união, em pleno ambiente natural. O dia seria feito de ar puro, de círculos de partilha, de caminhada, de sensações de liberdade no topo dos montes, de emoções fortes  tanto no baloiço como no deslize pelo cabo de aço  sentindo o horizonte e a imensidão. Haveria também espaço para sentar em silêncio e sintonia com a Mãe Terra, num momento de presença, consciência da respiração e do corpo. Seria feita a leitura, a várias vozes, do livro "Valéria e a Vida", de Sidónio Muralha, uma história de respeito e Amor por todas as formas de vida existentes neste belo planeta azul. Meninos e meninas perceberam que têm uma função heróica como Guardiões da Vida.

O desenvolvimento deste projeto foi da responsabilidade dos docentes do 1º ano, direcionado para o conhecimento e a compreensão da natureza e do meio rural, pretendendo a implicação ativa dos alunos. Com este trabalho colaborativo, pretende-se sobretudo contribuir para a educação patrimonial e ambiental numa perspetiva multidisciplinar, promover iniciativas de aprendizagem com usufruto da natureza, contribuir para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, proporcionar momentos de partilha, de novas experiências e saberes e  educar para a responsabilidade, consciência, autonomia e solidariedade.

[[{"fid":"4925","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]][[{"fid":"4926","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"2":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"2"}}]][[{"fid":"4927","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"3":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"3"}}]]