Por goncalvici | Qua, 2015-12-16 18:44

Tampinhas Solidárias

Com a finalidade de obter para o aluno Ricardo uma cadeira de rodas elétrica, o Departamento de Educação Especial incluiu no Plano Anual de Atividades esta iniciativa.

A atual cadeira de rodas do Ricardo já está desajustada à sua altura e ao seu peso. Comprar outra cadeira do mesmo género implicaria que o Ricardo continuasse a necessitar de ajudas das outras pessoas para se deslocar, uma vez que a sua força muscular de braços é muito ténue.

Assim, as técnicas do CRI (Centro de Recursos para a Inclusão), os professores, os pais e o próprio Ricardo, concordaram em partir para esta aventura.

É uma cadeira de rodas muito cara, impossível de ser comparticipada no modelo que se quer.

Então, por que não vamos todos dar as mãos para este fim solidário?

O Ricardo é um aluno que frequenta o curso “Técnico de Vendas”, na Escola Secundária de Monção. É portador de Espinha Bífida e precisa de começar a ter autonomia. Autonomia esta para se deslocar para onde quiser: em casa, na escola, na comunidade.

Em diálogo com o vereador da Educação da Câmara Municipal de Monção, foi possível por em marcha um plano de recolha de resíduos plásticos, no âmbito do protocolo de dinamização e sensibilização ambiental celebrado entre o município de Monção e a Valorminho.

Numa primeira fase serão recolhidas todas as tampinhas existentes nas diversas escolas do Agrupamento de Escolas de Monção. Depois, para além da recolha de tampinhas, deverá ser fomentada a recolha das tampas acompanhadas da respectiva embalagem, ou seja, da garrafa de água, sumo, garrafas/ garrafões de detergentes e outras embalagens de plástico devidamente lavadas.

Por cada tonelada de resíduos de embalagem, a Valorminho oferece como contrapartida 100 pontos, que serão depois trocados por material de apoio e equipamento.

Nesta campanha teremos de fazer o máximo de pontos possíveis para a compra da cadeira de rodas elétrica para o Ricardo.

Para facilitar a recolha e o transporte dos resíduos, as embalagens têm de ser acondicionadas, por cada escola, em sacos de plástico fechados.

Vamos ajudar o Ricardo nesta corrente solidária.

Cartaz