Por marcoept | Sáb, 2019-02-02 20:35

Foi nos dias 23 de maio e 15 de junho que os canteiros da Escola do Vale do Mouro foram alvo de uma intervenção para arranjo e embelezamento destes espaços. Havia já alguns anos que estes 2 canteiros com cerca de 30m de comprimento e 2,5m de largura, na parte frontal da escola de Tangil, não eram alvo de nenhum tipo de manutenção.

[[{"fid":"2753","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"height":"215","width":"310","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Este ano o projeto foi inserido no programa Eco-escolas e desde cedo vários parceiros se mobilizaram para tornar este projeto uma realid[[{"fid":"2754","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"2":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"height":"238","width":"317","style":"background-color: transparent;","class":"media-element file-default","data-delta":"2"}}]]ade.

O dia 23 de maio foi um dia especial na nossa escola. Foi o nosso Eco-dia e uma das atividades consistia no ajardinamento de um dos canteiros. Neste dia, os meninos do 7ºano foram os primeiros a ajudar nos trabalhos: plantou-se uma bela oliveira na zona central, azálias, outros pequenos arbustos e relva. Todos trabalharam alegremente sob o olhar atento dos adultos. A Câmara Municipal colaborou connosco, disponibilizando a Engenheira Célia que explicou ideias muito importantes sobre a utilização da casca de pinheiro, realçando a sua importância na preservação da humidade do solo. O Sr. Peixoto, o Sr. Fernando e o Sr. Barreiros acarinhavam as crianças pequenas do 1º e 2ºano para que todas pudessem participar na sementeira da relva e plantação de gramão brasileiro. Levou-se mais algum tempo nestas tarefas pelo envolvimento das crianças que querem sempre participar todas, demonstrando muita curiosidade. Mas esta foi, sem dúvida, uma das partes mais importantes da atividade: a transmissão do saber e a aprendizagem dos mais novos. É pelas crianças que a escola existe- uma escola de qualidade, que as ajude a crescer, felizes.

      No dia 15 de junho, foi a 2ª intervenção com os trabalhos de construção dos espaços verdes e ajardinamento do 2º canteiro. E que bela surpresa nos reservava a Engenheira Célia: um canteiro de citrinos: limoeiro, laranjeira e tangerineira e ainda plantas aromáticas: lavanda, alecrim e santolinas; um canteiro florido com azáleas japónicas, arbusto que apresenta majestosas flores de uma palete de cores variadas. São estas as espécies que compõem o nosso jardim com cores e perfumes. Escusado será dizer que os nossos canteiros são a delícia das crianças que procuram sentar-se por ali a comtemplar, enquanto põem a conversa em dia. Tem sido também objeto de admiração por parte de todos os que por ali passam: encarregados de educação, motoristas das carrinhas e transeuntes. É sobretudo um orgulho muito grande para todos os que se envolveram neste projeto.

 [[{"fid":"2755","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"3":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"height":"235","width":"314","class":"media-element file-default","data-delta":"3"}}]]

Toda a equipa de trabalho junto da oliveira.

 [[{"fid":"2756","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"6":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"6"}}]]

Todos os meninos participaram na sementeira da relva.

 [[{"fid":"2757","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"7":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"7"}}]]

        Agradecemos a todos os amigos colaboradores que nos ajudaram a tornar este projeto uma realidade:

- ao nosso Município que em tudo nos apoiou desde o 1º dia: Srª. Vereadora da educação, professora Natália Rocha, que abraça os projetos e ajuda na sua concretização. Ela que visitou em diversas ocasiões a escola mais remota da vila de Monção, sempre com muito gosto e com uma perspetiva muito positiva de tudo o que pode ser feito e melhorado. A sua ajuda tem sido preciosa.

- à Eng. Célia, que prontamente arranjou respostas concretas para o ajardinamento da parte frontal da nossa escola e pela partilha do seu saber que tornou a atividade duplamente enriquecedora. O seu parecer técnico foi fundamental na escolha das espécies que melhor se pudessem adaptar ao local.

- ao funcionário da Câmara: Sr. Peixoto que, para além do trabalho de jardinagem, interagiram com as crianças, ensinando-as.

- à junta de freguesia de Tangil, em particular, ao Sr. Euclides, Presidente da junta, que atendeu e apoiou cada pedido da coordenação da escola com gosto e muita disponibilidade.

- ao Sr. Barreiros, funcionário da escola, pelo empenho pessoal neste projeto.

- a todos os alunos que colaboraram, em particular a turma do 6ºano, que deu uma ajuda extra ao Sr. Peixoto e ao Sr. Barreiros nas horas livres.

       Fica a vontade de continuarmos a trabalhar todos unidos por uma escola mais alegre e bem apresentada. Obrigada a todos os colaboradores pelo embelezamento da nossa escola!

 

A Coordenação da Escola de Tangil, professor José Manuel e Inês Ramos