Por margaridaferreira | Sex, 2019-06-28 15:35

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, é que o ser humano vai perceber que o dinheiro não se pode comer.
Provérbio indígena


O poster ECO Código 2019 foi realizado pelos alunos da Turma P4B apresenta as principais mensagens discutidas e abordadas ao longo do ano, seja com trabalhos em contexto de sala de aula,  palestras, visitas de estudo  ou outras atividades, realizadas e desenvolvidas para o efeito, ao longo deste ano letivo, na e pelos alunos da Escola Básica de Pias. O produto final surgiu a partir do desenvolvimento dos conteúdos das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto, Eco-Escolas, numa lógica de interdisciplinaridade entre Português, Estudo do Meio, Oferta Complementar e Expressões Artísticas e Motoras, sendo este o espaço/tempo privilegiado para a aprendizagem/ desenvolvimento de valores e promover atitudes e comportamentos pró-ambientais. Como cidadãos, as crianças aprenderam a tomar decisões relativas ao ambiente e a estar conscientes no que diz respeito à tomada de certas decisões que podem ter consequências ambientais.
Após elaboração de propostas individuais, desenvolveu-se a composição gráfica tal como se pode observar no cartaz, a qual teve o contributo de todos na sua realização.
Esta mensagem nasceu a partir da consciencialização dos alunos da real situação do nosso planeta, ou seja, um planeta negro que luta pela sobrevivência e apela à consciência do ser humano. Apesar de continuarmos a viver o nosso dia-a-dia como se os reais problemas se pudessem esfumar, a verdade é que os problemas estão à nossa frente e a imagem do planeta surge para alertar para a necessidade de recolocar o Planeta no centro das nossas preocupações e não o ser humano, que é apenas uma parte dele. Está na hora de deixarmos de adiar a mudança de comportamentos e atitudes e repensar as nossas ações. Devemos deixar à geração futura, um planeta melhor do que aquele que encontramos.
A complementar a imagem, surge um conjunto de frases, que constituem “Os mandamentos de proteção do ambiente” e que são imperativos a por em prática, o mais depressa possível e, também, o mais frequentemente possível.

Abre os olhos e atua!