Por marcoept | Sáb, 2019-02-02 20:23

No dia 15 de Outubro de 2018, as enfermeiras Ana Maria Pires, Beatriz Loureiro e Sandra visitaram a escola de Vale do Mouro e explicaram-nos os cuidados a ter com o açúcar escondido nos alimentos.

A enfermeira Ana Maria falou-nos dos tipos de doenças que podemos ter se ingerirmos muito açúcar, os tipos de diabetes (tipo 1 e o tipo 2) e a quantidade de açúcar recomendado.

A enfermeira Beatriz mostrou-nos alguns gráficos da ingestão diária do açúcar por parte das crianças e adolescentes. Depois de ver esses gráficos, fomos conhecer os açúcares escondidos nos alimentos como por exemplo a frutose e o mel. Posteriormente, fizemos uma atividade prática que consistia em saber quantos pacotes de açúcar continha cada um dos produtos: coca cola, bolachas Oreo, pão de forma integral, gomas, bolachas marias, Actimel, 1 bolo, 1 pizza, 1 Fanta, 1 gelatina e 4 cookies. Em grupo determinamos quantos sacos continha cada produto.

Foi muito interessante. Quando terminamos, e com a ajuda da enfermeira Beatriz, verificamos que as quantias que tínhamos determinado não correspondiam à realidade, o que demonstra que consumimos alimentos sem conhecer a quantidade de açúcar que eles verdadeiramente contém.

Para finalizar, a enfermeira Sandra alertou-nos para as quantidades de açúcar que nós consumimos e ofereceu uma goma a cada um.

A atividade foi genial porque ficámos a compreender que, muitas vezes, não temos a noção das quantidades de açúcar que consumimos. Ficámos mais esclarecidos e podemos agora fazer escolhas mais conscientes, sem exagerar no açúcar.

Ricardo Fernandes Dias (9ºF)