Por Magalhães | Seg, 2023-06-12 09:02

Numa tarde de verão, o pirata Peter navegava no seu barco, quando avistou uma ilha. Decidiu ir até lá em busca de comida.

Ao aproximar-se reparou numa placa que dizia “Ilha da Música” e rapidamente percebeu porquê. A ilha tinha um xilofone gigante, um tambor e uma guitarra enormes.

Esta ilha fez com que Peter ficasse pensativo, pois relembrou-se da sua infância, porque ele adorava música e o seu pai cantava-lhe canções.

O pirata Peter, que já andava a navegar há seis dias, decidiu ficar por lá uns dias e explorar a ilha. Começou por fazer uma cabana para, depois, dormir. Precisava de alguns materiais que tinha no barco, por isso foi buscá-los.

 Assim que chegou ao barco, começou a ouvir uns barulhos estranhos, incluindo o som de passos. Foi inspecionar e viu uma pessoa. Chegou-se mais perto e reparou que era outro capitão pirata mais velho. O velho capitão trazia um cavaquinho na mão, por isso, Peter achou que fosse um habitante da ilha. Intrigado, perguntou:

- Quem é o senhor? O que está a fazer no meu barco?!

- Eu sou o capitão Jack e, como não costumamos ter visitas nesta ilha, vim aqui para ver o que trazia. – respondeu o velho capitão.

- Mas… para que é que você precisa de saber o que trago no meu precioso barco?-perguntou Peter.

- Talvez viesse assaltar a ilha e roubar o meu tesouro. – respondeu Jack.

- Tesouro? Nesta ilha?! – questionou Peter muito impressionado.

- Sim, fui eu que o escondi. – respondeu Jack.

Jack contou-lhe que já tinha sido um dos piratas mais temidos e que tinha vários tesouros. Muitos outros piratas tentaram roubar-lhos e, por isso, juntou todos os tesouros num enorme baú e escondeu-o.

Os dois voltaram para terra e começaram a montar a cabana. Depois de estar montada foram dormir.

No dia seguinte, acordaram com gritos e música a tocar. Jack calculou que pudessem ser ladrões ou piratas que quisessem o seu tesouro. Foi, então, rapidamente chamar Peter. Este acordou sobressaltado, pegou na sua espada e foram ver se realmente eram ladrões. O que se veio a confirmar. Eram seis piratas e um deles gritou:

- Temos que roubar o tesouro e fugir rapidamente!

Jack reconheceu o pirata e sussurrou:

- Este é o capitão Véllez. Sempre me quis roubar o tesouro.

Peter e Jack tinham que salvar o tesouro. Então, Jack disse:

- O tesouro está escondido dentro da enorme guitarra. Temos que chegar lá primeiro do que eles.

Os dois correram até ao local, quando começaram a ouvir sons de xilofone. De facto, os ladrões tinham ido lá procurar o tal tesouro.

Peter e Jack, assim que chegaram, entraram na guitarra para salvarem o tesouro. Logo que o encontraram, tentaram fugir, mas foram encurralados pelos piratas.

Peter conseguiu escapar, foi até ao tambor e começou a tocar. Aquilo fazia um barulho ensurdecedor e o grupo do capitão Véllez não o conseguiu suportar. Jack aproveitou e fugiu até ao barco onde se encontrou com Peter e os dois fugiram para bem longe.

Depois desta grande aventura, cada um seguiu a sua vida e, uns anos mais tarde, Peter recebe uma carta a informar que Jack tinha falecido e lhe tinha deixado de herança o precioso tesouro.

 

Afonso Romão, 6ºE