Por Rosa Saraiva | Sex, 2020-12-18 12:20

Ao longo deste período letivo foram dinamizadas várias ações no âmbito do Projeto de Voluntariado. No nível de ensino pré-escolar e 1º ciclo, nas diversas escolas do Agrupamento as crianças visualizaram filmes/vídeos de animação alusivos ao tema para sinalizarem o Dia Internacional do Voluntariado e elaboraram cartões de Natal com frases de alento e carinho para enviarem aos doentes da unidade de cuidados continuados de Monção. Foi realizada uma breve apresentação do projeto aos alunos. Estes foram bastante participativos e apresentaram as suas ideias para o mesmo.

No 2º e 3º ciclo os alunos estão a dar continuidade ao projeto de prevenção do bullying e comportamento agressivo em contexto escolar, através do apoio por pares, integrando este iniciativa no projeto de voluntariado.

Este grupo de alunos têm passado por todas as turmas de 5º ano, utilizando para o efeito as aulas de cidadania em que explicam a essência do projeto e mostram disponibilidade para auxiliar e apoiar os alunos mais novos em dificuldades.

 Na Escola Secundária de Monção o envolvimento dos alunos no projeto tem superado expectativas e tem ganho uma dimensão notável. É com muito orgulho e alegria que informamos a comunidade escolar e educativa que neste momento o projecto conta com a participação de 150 alunos de 15 turmas. Os alunos (voluntários e não voluntários) já colaboraram na fase de avaliação do projeto através do preenchimento de dois questionários de avaliação de comportamentos prossociais. As turmas que estão a participar no projecto (15 turmas) elaboraram trabalhos de diversa ordem (cartazes, imagens, poemas, paginas no Instagram, etc.) sobre a importância do Voluntariado para sinalizar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro), visualizaram filmes sobre o tema para retirar ideias de possíveis projetos e estão a elaborar os seus planos de acção para desenvolver ao longo do ano letivo.

As ideias já apresentadas pelos alunos vão desde: Recolha de lixo; Limpeza de diversos espaços; Recolha e doação de alimentos; Fazer cabazes; Recolha de pequenos electrodomésticos, manuais usados, roupas; Recolha de comida e outras formas de ajudar os animais; Grupos de estudo e de interajuda em tarefas; Mentoria a alunos nas disciplinas de Biologia e Geologia e Matemática; Acompanhamento de alunos com necessidades especiais ou desfavorecidas socialmente; Ajuda aos mais novos na escola; Recolha de Brinquedos; Colaborar com Centros de Dia/Ajudar Idosos/Recolher alimentos para idosos; Angariação de fundos para instituições; Reciclagem/Ambiente/Sustentabilidade até Ajudar Associações Municipais/ Instituições Sociais.

Estão já a decorrer três iniciativas em que os voluntários estão a colaborar: duas atividades do Grupo de Professores de Educação Moral e Religiosa de recolha de alimentos para oferecer cabazes de Natal às famílias do concelho e de material escolar para alunos de Cabo Verde e uma recolha de brinquedos da Iniciativa do Rotary Club do Monção e da Lista L para a Associação de Estudantes. Há grupos de voluntário a fazer sessões de sensibilização sobre a importância da solidariedade/voluntariado, com outras turmas numa lógica de trabalho interpares.

As famílias destas crianças e jovens, a escola, os docentes e acima de tudo os próprios alunos estão de parabéns por aderir de tão bom grado a este projeto, envolverem-se proativamente no desenvolvimento do mesmo com imaginação, criatividade, autonomia e entusiasmo. Estamos no bom caminho e com estas crianças e jovens o futuro será certamente um futuro mais risonho.