Por paulacosta | Sex, 2023-11-24 20:48
Nem mais Uma

A violência contra a mulher tem como origem a construção desigual do lugar das mulheres e dos homens nas mais diversas sociedades. Portanto, a desigualdade de gênero é a base de onde todas as formas de violência e privação contra mulheres se estruturam, se legitimam e se perpetuam.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PORTUGAL MAIS DE 14 MIL OCORRÊNCIAS REGISTADAS no  1º Semestre de  2023

No primeiro semestre de 2023 foram registadas 14 863 ocorrências de violência de género em Portugal pela PSP e GNR, segundo o relatório da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). No decorrer do ano passado, estas denúncias ultrapassaram as 30 mil.

O propósito deste dia é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres.

Diariamente chegam notícias de espancamentos e homicídios em situações de violência doméstica, casamentos forçados, mutilação genital, tráfico humano, exploração sexual, os chamados “crimes de honra”, privação de acesso à educação e de direitos reprodutivos, monitorização policial à roupa que se veste, violência obstétrica, assédio sexual, violações, estas ainda tão comuns em contextos tão díspares quanto os conflitos armados ou, até mesmo, o casamento.

A violência contra as mulheres não escolhe idade, raça, cultura, nível social ou económico, país, religião. É um mal transversal a todas as sociedades.

 

A Denúncia é o 1º travão à Violência.

Apoio à Vítima

número 800 202 148  - 24 horas

Linha SMS 3060,

Ligar 112

Ligar 112