Por Magalhães | Seg, 2024-01-29 11:48
Girafa

José Eduardo Agualusa nasceu em Angola, a 13 de dezembro de 1960. É autor de literatura infantil, romancista, cronista e contista. A sua obra tem sido distinguida com os mais diversos prémios, um dos quais o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian.

Uma das suas obras, “A girafa que comia estrelas”, recomendada para o 2º ano de escolaridade, foi lida e explorada na Biblioteca Escolar de Pias. Conta-nos a história de uma girafa que andava sempre com a cabeça nas nuvens e que, um dia, encontrou uma galinha-do-mato, tornando-se grandes amigas. Esta amizade e cooperação entre as duas permitiu-lhes resolver um grande problema que existia na savana - a seca.

Através de um conjunto de imagens e palavras expostos, os alunos foram convidados a antecipar as personagens e os espaços em que decorria a ação. Após a leitura em voz alta feita pela professora, exploraram-se os momentos principais da história e partilharam-se conhecimentos, descobertas e emoções. Foi muito especial!

 

As professoras: Ofélia Igreja, Sónia Sousa e Rosa Lourenço

G1

G2